Dezembro 2022

A dosagem certa para anúncios na área médica

Tráfego Pago para Clínicas e Consultórios

Existe uma linha tênue sobre o uso de Ads na comunicação médica, que vai da legislação à forma como cada público interpreta o conteúdo patrocinado. Um médico não é uma empresa e sua comunicação não pode ser feita como tal. Afinal, tráfego pago vale a pena para o consultório?

 

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Neste conteúdo nós abordamos:

Tráfego pago é quando se paga por um clique desejado. Google Ads, Linkedin Ads, Facebook Ads, dentre outras, são as principais plataformas que alugam seu espaço e cobram por cliques.

 

Dentro desses canais é possível configurar campanhas onde se define o orçamento e se paga cada vez que alguém clica nos anúncios. A triagem e o posicionamento são determinados por algoritmos técnicos, muitas vezes até desconhecidos. Eles envolvem o processo de leilão, isto é, quanto mais se paga, melhor a posição do anúncio com relação à concorrência. 

 

Além disso, as plataformas consideram fatores como a relevância do anúncio e taxas de resposta do público para posicioná-lo e direcioná-lo. Melhores lances, qualidade dos títulos e descrição do anúncio, além do desempenho da campanha, são determinantes para uma melhor performance do seu anúncio no Google, por exemplo. 

Entendendo o comportamento de buscas por médicos

Pesquisar no Google sobre um sintoma novo que se está sentindo é uma atitude corriqueira para quase todo mundo. Na maioria das vezes, as pessoas buscam por informações preliminares, e nem sabem qual especialidade deve ser consultada para se ter um diagnóstico.

 

As clínicas e profissionais que aparecem nos primeiros resultados estão utilizando tráfego pago para estar ali, certamente com a configuração de termos e palavras-chave específicas para a região em que o usuário se encontra. Para pesquisas locais, onde não há distinção de perfil de público e a meta é a marcação imediata de atendimento em uma região específica, esta é uma solução praticamente imbatível.

 

Porém, se o objetivo for a busca de novos pacientes, é necessário maior critério. De forma geral, aparecer em muitos resultados trará até você um público heterogêneo e que, provavelmente, não se tornará paciente. Alguns de nossos clientes já viveram a situação de uma campanha de anúncios sobrecarregar a secretária com ligações e contatos inúteis, por diferenças nas expectativas de serviços e posicionamento de preços. Ser encontrado pelas pessoas certas (localização, idade, interesses, etc) de forma estratégica é a única forma de valer o investimento em mídia paga para clínicas e consultórios, pois é um importante filtro para a formação de público ideal. 

 

Em redes sociais, por outro lado, o impacto dos anúncios se deve muito mais à sugestão, isto é, seu anúncio aparece para públicos semelhantes aos que já fazem parte da sua comunidade. Essa exposição, por ser mais ampla, é estratégica também quando o objetivo da campanha é divulgar a atuação para aumento de presença digital, criação de autoridade e formação de uma comunidade de ouvintes e seguidores.

Tráfego Pago no Google

Os anúncios feitos no Google Ads aparecem em primeiro lugar em qualquer busca, antes do mapa e dos resultados de busca orgânicos. Além disso, a ferramenta de anúncios do Google permite a exibição do seu conteúdo nos sites parceiros do buscador, que são inúmeros, nos vídeos do YouTube, GMail e nos resultados das pesquisas realizadas em outros produtos.

 

O primeiro passo para o sucesso em uma campanha no Google Ads é a definição das palavras-chave, o que deve ser feito utilizando ferramentas como o Google Trends, mas também analisando o comportamento do público e o tipo de pesquisa que ele faria para chegar até você. Seu anúncio será visto quando as pessoas procurarem no Google por essas palavras-chave, e você pagará somente quando ligarem ou clicarem no seu anúncio para visitar seu site, por exemplo.

 

 Como o Google Ads é gratuito, só é preciso ter uma conta na plataforma e investir o valor que você preferir em cada campanha. Você pode começar aplicando pouco dinheiro para analisar seus resultados e melhorar suas campanhas e estratégias gradualmente, mas lembre-se: um budget baixo demais provavelmente não trará resultado algum, pois o algoritmo do Google também considera seus concorrentes e quem paga mais, consequentemente, aparece mais.

As melhores formas de se anunciar no Google Ads

Antes de mais nada, criar uma estratégia de palavras-chave é essencial para entrar no Google Ads. Assim que essa estratégia estiver pronta, as seis práticas a seguir vão te ajudar a continuar maximizando suas campanhas de anúncios:

 

  • Conheça o seu público: examine os dados e tendências. Combine seus anúncios, conteúdos e mensagens com a intenção e as necessidades do seu público-alvo. Otimize a estratégia de uso e a criação de palavras-chave.

 

  • Use textos persuasivos: dirija-se diretamente ao seu público. Quebre possíveis barreiras. Seja sucinto e conciso.

 

  • Crie uma experiência perfeita: alinhe o texto do anúncio e o texto da página de destino para que haja consistência. Crie páginas de destino otimizadas para cada campanha. Facilite a programação a partir do anúncio.

 

  • Use segmentação geográfica: o Google Ads oferece diversos recursos que permitem a escolha de um público alvo bem específico, e a segmentação geográfica pode ser um recurso interessante nesse caso.

 

  • Use extensões de anúncios: a ajuda do Google Ads estima que extensões de anúncios, como link de sites, frases de destaque e snippets estruturados, podem aumentar consideravelmente a CTR (Taxa de Cliques).

 

  • Otimize seus anúncios para celular: este pode ser o divisor de águas para um bom desempenho em CTR e outras métricas.

Tráfego Pago no Instagram

Os patrocinados do Instagram têm baixíssima rejeição por se “infiltrarem” no conteúdo já consumido por cada usuário-alvo na rede. Além disso, o momento é bastante propício: diversas pesquisas apontam que o uso de mídias sociais cresceu significativamente desde o início da pandemia. Hoje, as pessoas não só seguem amigos e famosos nas redes sociais, mas também buscam informações confiáveis; seguem médicos e fontes de informação.

 Ali, você pode conversar com seguidores de forma orgânica, compartilhando conteúdo educacional, atualizações sobre negócios, opções de tratamentos, etc. É uma ótima forma de transformar seus pacientes em apoiadores e incentivar recomendações.

 Especificamente para clínicas e profissionais da saúde, existem várias estratégias diferentes para anúncios no Instagram, dependendo do objetivo de comunicação pretendido. Embora seja possível anunciar também no LinkedIn, Twitter, TikTok e Pinterest, por exemplo, o Facebook Ads é a principal plataforma de publicidade nas redes sociais, pois atinge os canais que mais crescem no Brasil e têm mais sinergia com o público. Aqui contamos alguns segredos para criar anúncios de sucesso no Instagram:

Tráfego pago para públicos semelhantes

O IA do Instagram está em constante evolução e já tem a capacidade de identificar usuários do Instagram com perfil e interesses em comum com o público que já te segue. E se são pessoas parecidas com os seus seguidores, nós temos uma boa chance de se interessarem pelo seu conteúdo também.

Tráfego pago segmentado

Você pode direcionar seus conteúdos para quem nunca ouviu falar de você, mas de forma segmentada, isto é, para um grupo específico com interesses ligados à sua atuação ou especialidade. Você pode definir um público ideal de pacientes cruzando dados (sexo, idade e localização) com interesses (estilo de vida, lugares frequentados, marcas consumidas), por exemplo.

Tráfego pago para seus seguidores

Talvez você tenha a impressão de que não precisa falar com quem já te segue, e que o ideal é buscar novos seguidores e pacientes em outros horizontes. Certo, mas é necessário lembrar que o alcance orgânico no Instagram está cada vez menor. Em 2022, 95% dos seus seguidores não veem o que você publica, em média, se não há movimentação e interação constantes nos seus perfis. Não adianta gerar conteúdo se ninguém vai ver – nem as pessoas que já te seguem. Com o tráfego pago, você consegue atingir toda sua base de seguidores.

Tráfego pago para pacientes

Esta estratégia é interessante por causa de duas palavras mágicas na jornada do paciente: Recorrência e Indicação. É bastante possível que seus pacientes não saibam que você tem um perfil no Instagram ou que gera conteúdo na internet. Assim, impactar seus próprios pacientes faz com que eles te sigam, comentem, compartilhem seus conteúdos e marquem outras pessoas, pois já têm uma relação construída com você. 

Aumentar seguidores

Apesar de pouco produtivo, ter um grande número de seguidores ainda é uma prova social para usuários do Instagram, que associam um número alto à autoridade na rede. Através desse tipo de campanha é possível direcionar as pessoas para seguirem seu perfil no Instagram, o que gera um aumento nos seus seguidores. Pode ser uma estratégia interessante se combinada a outras campanhas com objetivos diferentes.

CFM e Legislação

Como qualquer publicidade, é necessário que sua estratégia de Tráfego Pago esteja alinhada com as normas e restrições de marketing médico estabelecidas pelo CFM. O Manual de Publicidade Médica criado pela resolução n.º 1.974/11 do CFM estabelece alguns critérios. Além de ser obrigatório informar a identificação do médico ou da empresa de que é responsável, o CFM PROÍBE:

  • Prometer a eficácia de algum tratamento.
  • Divulgar imagens de pacientes, mesmo que com autorização.
  • Usar imagens impactantes do corpo humano ou conteúdos sensacionalistas.
  • Direcionar anúncios a crianças e adolescentes.
  • Divulgar preço, promoções ou opções de pagamento.

Criando campanhas de Tráfego pago para médicos

Para começar, é recomendado definir como objetivo da campanha a captação de leads – utilizando a rede de pesquisa – e dividir a campanha para cada serviço prestado pelo profissional, começando pelo que traz maior retorno financeiro. Não se esqueça de definir o alcance geográfico na sua área de atendimento e de escolher estrategicamente as palavras-chave, isto é, realizar a compra de cada um dos termos mais procurados.

Quando anunciar (Sazonalidades)

Outro ponto que pode definir o sucesso de uma campanha de anúncios para um profissional ou clínica médica é preparar as suas estratégias para que surtam efeito em épocas específicas. Quando falamos de sazonalidade em Ads, precisamos de um planejamento prévio para conseguir uma execução razoável.

 

Pode até não parecer, mas estações do ano, datas festivas, férias, volta às aulas, etc estão conectados ao volume de consultas em um consultório médico, especialmente na Medicina estética. Quando há um planejamento prévio para estes eventos, é possível controlar logística e estoque, aproveitar ao máximo as temporadas financeiramente, e também atender melhor os pacientes.

 

Além disso, todo médico já conhece, mesmo de forma empírica, os fluxos no volume de consultas e atendimentos ao longo do ano. Para as épocas de baixa demanda, é preciso estabelecer o hábito de pensar adiante e comunicar-se cedo com os pacientes, incentivando que realizem o agendamento de consultas preventivas para épocas de menos movimento, por exemplo. Na estratégia de tráfego pago, o Web Analytics é uma excelente ferramenta para entender melhor essa sazonalidade também no mundo digital.

Como calcular Investimento em Ads

Calcular o investimento em Ads não é simples, pois é uma tarefa constante e de muita observação dos resultados.Como já sabemos, anúncios com baixo budget tendem a atingir públicos pouco selecionados e/ou identificados com o negócio/especialidade. Não adianta investir o mínimo em anúncios e esperar que o faturamento atinja o valor esperado.

 

O faturamento do consultório depende de um cálculo matemático, e o valor investido em anúncios não é diferente. Contudo, calcular e otimizar as métricas que envolvem esse cálculo é a chave para resultados relevantes.

 

O primeiro passo é definir o faturamento desejado. Com essa meta, entendemos melhor as métricas relevantes para calcular o valor de investimento. Um dado interessante é conhecer a margem de lucro por consulta, e utilizá-la para definir o limite de investimento em cada consulta efetivada via anúncios online. Para isso analisamos a Taxa de Conversão, isto é, quantas pessoas decorrentes dos Ads tornam-se pacientes.

 

Com o custo por contato, a taxa de conversão e o lucro por consulta (descontados todos os custos da operação), podemos calcular o investimento necessário para o faturamento definido como meta.

 

Embora seja um cálculo matemático, não funciona de maneira exata. É necessário considerar outros fatores externos do cálculo, como o atendimento, que precisa ser efetivo para aumentar o retorno de investimento (ROI). Falaremos disso um pouco mais pra frente.

Promovido x Painel Profissional

O botão “impulsionar” ou “promover” é bastante atrativo pela praticidade e rápida configuração de um conteúdo, geralmente sugerido pela plataforma. 

 

Porém, os critérios de entrega desse tipo de campanha são simplificados demais, aumentando muito a chance de entregar seu conteúdo para um número enorme de pessoas com pouca ou nenhuma identificação. O resultado disso será frustrante, pode apostar.

Pós-venda e manutenção de tráfego pago para médicos

Tão importante quanto definir bem seu público, utilizar as ferramentas corretas e ter um copy e design impecáveis, é saber direcionar seu lead pela jornada até o seu consultório. Em outras palavras, converter uma busca no Google ou um conteúdo de Instagram em um novo cliente/paciente.

 

O principal fator para o sucesso em conversão dos clientes: atendimento treinado e preparado. A pessoa responsável pelo atendimento, seja a secretária ou um social media, deve estar preparada para tratar o lead e vender o serviço, de preferência com um roteiro de atendimento estrategicamente preparado e um suporte de abordagem para clientes/pacientes.

Estratégia de Direcionamento de Anúncios

Cada anúncio tem um CTA (Call to Action), isto é, uma chamada para uma ação específica do usuário: Visita ao site ou perfil, uma página de Saiba Mais (Landing Page) ou o direcionamento direto para uma conversa com a clínica. Esta última é sem dúvida a estratégia de direcionamento de Ads mais efetiva para uma conversão rápida de lead em paciente. 

Direct do Instagram

Com essa estratégia você anuncia para um público específico e, quando essas pessoas clicarem, irão conversar com você no direct do Instagram. É uma estratégia ágil, pois a pessoa já está no Instagram, o teor da conversa já começa mais informal e ainda ajuda no aumento de seguidores. Para dar certo, um CTA específico para este fim no anúncio é necessário.

WhatsApp

É muito provável que seu lead utilize o Whatsapp e o utilize para conseguir referências médicas e agendar consultas e atendimentos. Por isso, levar o anúncio direto ao atendimento via Whatsapp da clínica é uma aposta certa, desde que o atendimento neste canal já esteja implementado de forma correta, com profissionais treinados e hábeis para transformar o contato em um agendamento.

Presença Digital

Um hábito recorrente dos usuários impactados por um anúncio é dar uma “bisbilhotada” no site e/ou nos perfis do médico ou da clínica, em busca de formar o nível de referência suficiente para a tomada de decisão de compra. Por isso, manter seu material digital atualizado e em movimento é essencial para a criação de presença e de autoridade nesse universo, sendo o primeiro estímulo para a construção da relação de confiança médico x paciente.

Remarketing

As estratégias de remarketing para médicos e clínicas são bastante estratégicas, pois é muito raro uma conversão de anúncio ser realizada imediatamente nessa área, ainda mais se o lead ainda não te conhece. Em outras palavras, o usuário é impactado por um anúncio, cria um certo nível de interesse mas raramente clica no anúncio de primeira. Assim, com o remarketing, é possível criar públicos-alvo personalizados, baseados nas ações que seus possíveis clientes e pacientes realizam, como:

  • Engajamento no site 
  • Vídeos assistidos por completo
  • Downloads de conteúdo
  • Consultas individuais 
  • Conteúdos do email

O remarketing permite que o seu anúncio seja exibido novamente para quem já teve contato com seu conteúdo. Assim, você reforça sua mensagem e dá uma segunda chance para que ele adquira sua oferta.

Prós e Contras

Prós

Segmentação de público

Alcance específico por campanha

Resultados a curto prazo

Resultados proporcionais ao investimento

Direcionamento estratégico

Visibilidade / Penetração de marca

 

Contras

Exposição para públicos indesejados

Visibilidade efêmera

Depreciação imediata

Alta competição por keywords

Zero resultado para investimentos baixos

Não há benefícios residuais após a finalização da campanha

Congressos de Medicina em dezembro de 2022

III Congresso Goiano de Infectologia

Data: 01 a 03/12/2022

Onde: Goiânia/GO

Site: https://infectogoias.com.br/ 

XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Data: 01 a 04/12/2022

Onde: Florianópolis/SC

Site: https://www.sbad.com.br/ 

Osteoimmunology Regen Congress 2022

Data: 01 a 03/12/2022

Onde: São Paulo/SP

Site: https://www.regencongress.com.br/ 

Datas comemorativas em dezembro de 2022

Dezembro Laranja – Câncer de Pele

Dezembro Vermelho (Aids)

01/12 – Dia Mundial de Luta Contra a Aids

03/12 – Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência

07/12 – Dia do Cirurgião Plástico

09/11 – Dia do Fonoaudiólogo

25/12 – Natal

O que a Doctor faz?

A Doctor Design é uma agência especialista em design estratégico, marketing digital e comunicação 360º para médicos, psicólogos, dentistas, clínicas e demais profissionais de saúde.


Nosso trabalho é transformar identidade em reputação e imagem em presença através de estratégias exclusivas de atuação nas redes sociais e de relacionamento com o paciente, utilizando a metodologia Design Thinking. 


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